top of page

TROVANTE

  • Branco Facebook Ícone
DESDE 1976

O Trovante é um grupo de referência da música popular portuguesa do pós 25 de Abril. Tudo começou em 1976, em Sagres, num dia de praia, quando um grupo de amigos se juntou para cantar.  

 

Em 1977, “Chão Nosso” marca o início oficial do Trovante. Um ano depois, o grupo lança o seu segundo LP – “Em Nome da Vida”. Entre 77 e 80 colaboraram com alguns dos grandes nomes da música portuguesa: Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Fausto, Vitorino e Sérgio Godinho.  

 

Em 1981 editam o  “Baile no Bosque”, atingindo vendas superiores a “Disco de Prata”. Dois anos depois é lançado “Cais das Colinas”, um álbum em que colaboram Carlos Tê e Sérgio Godinho, mas cujo grande sucesso é o tema “Saudade”. A 28 de Maio desse ano, o Trovante apresenta-se ao vivo no seu primeiro grande espetáculo, na Aula Magna.  

 

“84” é, sem dúvida, o ano do Trovante, dando o título ao seu 5º LP. Editado em Maio, este disco seria nº1 em Junho.  

 

Em 1986 lançam o álbum “Sepes”, que obriga o grupo a voltar ao Coliseu e a estender a festa do seu 10º Aniversário ao Coliseu do Porto.  

 

“Terra Firme”, álbum de 1988, seria um disco histórico para o grupo, alcançando “Disco de Ouro”. Em Setembro, 8 mil pessoas esgotam o Campo Pequeno e daí resulta um duplo álbum ao vivo que atinge vendas superiores a “Disco de Platina”.  

 

No início de 1990, o grupo reúne-se para a gravação de um novo álbum de originais. “Um destes dias” é editado em Novembro e é “Disco de Ouro” antes do Natal. Com base neste álbum, o Trovante inicia em Maio de 1991 uma digressão nacional que marca os seus 15 anos de vida.  

 

Em Outubro de 91 lançam uma coletânea intitulada “Saudades do Futuro”, um duplo álbum que reúne os melhores temas do grupo. É no fim desse ano que decidem pôr fim à sua atividade musical.    

 

Após a sua dissolução em 1991, reúnem-se pela primeira vez em 1999, a propósito das comemorações dos 25 anos da Revolução de Abril. A partir daqui o Trovante reuniu-se por mais quatro vezes: em 2006, no Campo Pequeno; em 2010 no Rock In Rio; em 2011, com 5 espetáculos de comemoração dos seus 35 anos de carreira; e em 2015, nas Festas do Mar.  

 

O Trovante é composto por: Artur Costa, Fernando Júdice, João Gil, João Nuno Represas, José Martins, José Salgueiro, Luís Represas e Manuel Faria.

sobre
bottom of page